quarta-feira, 4 de março de 2009

Um produto chamado amor.....

Sim, estamos falando do amor....amor esse que é o objeto de consumo mais desejado pelos homens e mulheres.
Mas amor...que tipo de amor.....qual amor realmente buscamos, isso realmente é uma outra duvida. Quando nascemos recebemos de cara três amores incondicionais sendo um de Deus, o mais forte de todos e os outros dois incondicionais também, mas menos espirituais que são os do pai e da mãe. Esses amores têm seus modelos guardados no nosso coração e na nossa mente. Esses moldes têm aplicações restritas a deus e a nossos pais, porém buscamos isso em nossos pares. Mas como amar incondicionalmente se temos sempre o desejo de posse. O desejo de meu homem ...minha mulher.... isso não é amor, é posse.
Tenho comigo que papai do céu premia a poucos com o privilegio do amor puro, mas os que são privilegiados vivem intensamente esse amor.
Mas como um blog que veio para falar de marketing ta falando de relacionamento?
Quando ainda era universitário, desenvolvi um trabalho que fazia um paralelo entre o relacionamento e a aquisição de um produto......tentarei descrever a minha tese da época.
_ A relação produto x cliente se inicia com o desejo pelo produto, este desejo surge com o visual do produto, com o objetivo do produto. Em um primeiro momento, o cliente enxerga o produto em algum lugar e passa a cobiçá-lo passa a desejá-lo, neste momento o cliente passa a pesquisar mais sobre esse produto e passa a conhecer mais a qualidade desse produto. Nesse momento se inicia a paquera entre o cliente e o produto.
_Na próxima faze o ciente já gostou do produto e passa a consumir o produto, ai já temos um namoro. Nessa faze todas as novidades do produto são bem vindas ao cliente e ele busca sempre conservar o produto da melhor forma possível.
_Depois de algum tempo o produto passa a fazer parte da vida do cliente, ele já tem uma relação bastante estreita com o produto e nesse momento ele acabou de casar com o produto.
Agora vem a faze mais árdua para um produto, que é fidelizar o cliente. Mas como isso pode ser feito, existe forma para isso, bem na minha opinião existe sim. Acredito que o produto em primeiro lugar nunca deve mudar o seu objetivo e sempre deve agregar qualidades a mais no mesmo, também acho que de tempos em tempos o produto tem que ser repaginado, porém sem perder a essência.
_Na relação, acredito que temos as mesmas ações, primeiro paqueramos, encontramos alguém em algum lugar, passamos por alguém, trombamos em alguém, encontramos alguém no transito, ou simplesmente teclamos com alguém. Nesse momento despertar em nós seres humanos uma vontade de conhecer um pouco mais sobre o outro, buscamos informações, buscamos contatos, buscamos um encontro.
Na segunda faze inicia a paquera, queremos encontrar, sentir o gosto, sentir o cheiro sentir o outro. Neste momento inicia o namoro, esta faze temos a busca constante do conhecimento do outro, dos desejos do outro, das ansiedades do outro.
Agora que já não é mais uma novidade, vem a parte mais difícil a parte de fidelizar o parceiro ou a parceira, nessa faze a repaginação da relação passa a ser fundamental para os dois e a busca por novidades dentro da própria relação passa a ser a parte mais importante para se manter o outro fidelizado.
Para muitos essa comparação é muito impessoal, pois como podemos ver pessoas não são produto, porém o que eu quero mencionar e que as fazes são parecidas e ai se tem uma relação de fidelização, coisa que o marketing busca incessantemente.
Portanto...fidelizem seus pares....

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